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segunda-feira, 6 de maio de 2013

Agostinho-Calvino & Thomas Hobbes – Armínio & John Locke: Uma reflexão sobre Deus/Estado Homem/Liberdade.

A antropologia teológica tem os mesmos pressupostos da sociologia na relação: Deus/Estado Homem/Liberdade.

No Agostinianismo-Calvinismo, a liberdade do homem está em: "escolher o que Deus no eterno passado já escolheu para o homem escolher".

Nessa forma de relação entre Deus e o homem, a liberdade está em:

Fazer o que já está determinado, ao homem, só resta fazer o que Deus quer que o homem faça.

Na antropologia Calvinista-Agostiniana, o homem é totalmente depravado.

Na antropologia de Thomas Hobbes o homem totalmente mal e incapaz de manter o mínimo de ordem na convivência social.

Na teologia Agostiniana-Calvinista, e na concepção Hobbesiana, o homem necessita:

Renunciar sua liberdade para ser governado por um poder externo.

Deus na teologia, o Estado na política.

Na teologia Arminiana, e na sociologia de John Locke, a antropologia é menos pessimista.

Jacobus Armínius defendia que o homem é mal, mas a corrupção sofrida após a queda (pecado) não afetou totalmente a sua natureza, dessa forma o homem não perdeu a capacidade para responder à mensagem do evangelho e ser salvo.

Nessa óptica a semelhança de John Locke, o homem tem o “livre arbítrio”, ou seja, é parcialmente depravado ou mal.

Armínio defende que através do livre arbítrio o homem pode aceitar a vida de Deus em Cristo, trabalhar de forma sinérgica (juntos) e o capacitar a responder aos apelos do Evangelho.

John Locke e Jacobus Arminius têm em comum na antropologia que o homem não é totalmente mal.

O poder externo na teologia que vai ajudar o homem é Deus.

Na teoria sociológica-política de John Locke é o Estado, só que esse (estado) servirá apenas como “regulador” das relações do homem na sociedade.

Armínio & Locke, Agostinho-Calvino & Thomas Hobbes, tem em comum a seguinte tese implícita:

“O homem precisa de um poder externo para regular a vida do homem”.

Agostinho-Calvino defende o principio do Totalitarismo Teocrático, nessa teoria teológica, Deus deve ter o poder absoluto.

O homem só tem liberdade para fazer a “vontade do Rei-governo”.

Thomas Hobbes defende o Totalitarismo do Estado, o poder absoluto do governo sobre o homem.

Na teologia Agostiniana-Calvinista os pressupostos são semelhantes ao Estado defendido por Hobbes, ideologia seria: Um governo de esquerda.

Na teologia Arminiana, os pressupostos seria o estado defendido por John Locke, e a forma de governo seria o “Liberalismo”.

O homem tem liberdade, mas é uma “liberdade parcial”, não é totalmente mal, mas não é bom o suficiente para viver livre de um poder externo.

Deus e o Estado são poderes reguladores da vida humana.

Total ou Parcial?

Na teologia e na sociologia no século XX surge uma nova forma de governo:

Neoliberalismo...

Nessa nova forma de relação tanto Deus quanto o Estado não intervém.

O homem é totalmente “livre”, Deus de Sí mesmo.

Dois poderes externos...

Sem a intervenção de Deus, na teologia, o homem está sob o poder do Diabo...

Sem a intervenção do Estado, na sociologia, o homem está sob o poder do Mercado...

Salve-se quem puder...

3 comentários:

  1. Seu blog é "literariamente" informativo.
    Adorei passar por aqui.

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    Respostas
    1. Olá Daniele desculpe a demora em responder. Seja bem vinda.

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  2. Muito bacana. Só acho que fazer a correlação política é um pouco mais complicado. Tanto a esquerda quanto a direita têm suas formas de autoritarismo, ambos têm suas ditaduras e suas formas de controle do estado sobre o povo.
    Mas ambos também tem suas formas mais livres (liberalismo e neoliberalismo na direita. comunismo idealista e anarquismo na esquerda).

    É um ótimo artigo. Só queria mesmo pontuar isso e lembrar que a excelente discussão apresentada é muito mais do que uma relação de esquerda e direita.

    E, por favor, complemente o post com as ideias de Russeau e Montesquieu. Quem seria o equivalente teológico deles? Pelágio?

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